Planejamento de Espaços em Hospitais Parte II

complexidadeOi pessoal, vou contar um fato curioso. Eu sempre me lembro quando há muitos anos atrás, minha mãe me ligou no celular e me perguntou:

‘-Filha, onde vc está?’

E eu rapidamente respondi:  ‘- Estou no hospital.’

Então eu ouço um grito alto e nervoso de uma mãe preocupada: ‘- O que aconteceu???!!!’

E eu respondo, tentando acalma-la :’- Mãe, eu estou só trabalhando, está tudo bem!”

Esse diálogo marcante na minha vida me mostra como um hospital é uma instituição complexa. As pessoas em geral associam o hospital a um lugar de problemas e de doença, e não de promoção de saúde. Passados mais de quinze anos trabalhando na área da saúde, agora pelo menos a minha mãe não se assusta quando me telefona.

Complexo é o ente que abrange ou encerra muitos elementos ou partes.  Com certeza  o hospital é a instituição de maior complexidade que conheço porque é um Shopping, uma Indústria, um edifício de Escritórios, um Hotel e um Edifício de Assistência à Saúde, tudo junto ao mesmo tempo e com programas e funções diversas.

Um shopping para o público que frequenta o hospital nas áreas sociais, que abrangem lanchonete, restaurante, loja de conveniência, floricultura e muito mais. A indústria existe em toda a infraestrutura de apoio técnico e logístico, que é essencial para o funcionamento, por exemplo, nenhuma cirurgia funciona sem energia elétrica ou no escuro (apesar de recentemente ter visto uma foto de uma cirurgia com lanterna…).

O edifício de escritórios recebe as pessoas que administram, colaboram ou prestam serviço ao hospital de várias formas como qualquer negócio. Assim como eu quando recebi a ligação da minha mãe. O hospital é um negócio e tem que ser rentável.

O Hotel é a parte da Internação que precisa agradar a um cliente e sua família em um momento delicado. Além de tudo isso, o hospital abriga as áreas assistenciais que são o ‘core-business’ ou função principal do edifício e precisa além de sanar as doenças, desenvolver a saúde e qualidade de vida.

Não é simples agrupar todas estas necessidades juntas em um edifício de assistência a Saúde. Entenderam porque eu falei no post anterior que é necessário muito planejamento e muita organização no hospital?

EleonoraZioni1Eleonora Zioni

Proprietária da Asclépio Saúde Consultoria.

Executiva com vasta experiência no segmento de Arquitetura Hospitalar, Humanização e Sustentabilidade. Palestrante em diversos congressos e conferências nacionais e internacionais, Professora em diversos cursos de pós-graduação, co-autora de livros, artigos científicos, entrevistas e debates no setor.

Especializada em desenvolvimento de negócios na saúde, gerenciamento de recursos físicos, planejamento estratégico, DGNB Consultant, LEED AP BD+C, Planetree afilliated, University of Michigan certified, MBA em pela FGV, especialização na FÙPAM- USP e arquiteta pela FAU-USP.

Clique aqui e confira as publicações de Eleonora Zioni para Hoteleria Hospitalar.com

Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.