O que Aconteceu no I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle da Infecção Hospitalar em Teresópolis

SIMPOSIOESTADUAL2013Realizado nos dias, 12 e13 de Abril, em Teresópolis RJ, o I Simpósio Estadual de Hotelaria e Controle da Infecção Hospitalar foi promovido pela Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 300 participantes do Rio de Janeiro e demais estados do Brasil.

A programação foi bem elaborada pela comissão executiva, composta por: Flávia Fávero, Presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar Estado do Rio de Janeiro, Supervisora de Hotelaria Hospitalar do Hospital Unimed Petrópolis; Raquel Oliveira, CCIH – Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e Diretoria da Sociedade de Hotelaria Hospitalar Estado do Rio de Janeiro; Luciana Oliveira, Relacionamento com o Cliente e Hotelaria Hospitalar do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano e Alessandra Junqueira, Enfermeira da Clínica Médica do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano.

Abordando temas de grande relevância para nossa área, o evento ainda proporcionou aos participantes trocas de experiências e reflexões sobre a importância e parceria da Hotelaria Hospitalar e Controle de Infecções.

Tivemos a oportunidade de contar com profissionais de alto nível de conhecimento técnico atrelado ao prático, vislumbrando nas palestras ministradas.

Entre os palestrantes presentes, estiveram grandes nomes como: Prof. Marcelo Boeger, Dr. Luis Fernando Waib, Dra. Rosane Rodrigues Costa, Dr. Antonio Tadeu Fernandes, Maria Helena Peraccini, Ivonete Melo, Giovanna Araújo, Carla Assad, Dr. Marcelo Carneiro, Enfª. Cláudia Vallone, Dr. Walter Tavares, Prof. Fabrízio Rosso, Dr. Alberto Chebabo e Fábio Torres.

O professor Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americano de Hotelaria Hospitalar abordou o tema: CONSTRUINDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE NA HOTELARIA – durante a qual ressaltou que a equipe de Alta performance não ocorre por acaso, alta performance depende da soma de atributos técnicos e comportamentais.

Comparando o Hospital a um carro que precisa de condutores, ele afirmou a importância que estes estejam habilitados para dirigi-los de acordo com “sua marca” e “porte”. Assim, o gestor de Hotelaria deve saber onde deseja chegar.

Nos dias atuais, não tem como ficar dando voltas e sim saber a direção certa a ser tomada, um bom líder deve ter indicadores que sinalizam como está o desempenho de sua equipe.

Os nossos indicadores existem correlação entre SCIH e Hotelaria? Temos metas coletivas, já que os nossos clientes passam no hospital por processos que dependem de outras equipes?

Citou algumas práticas de trabalho em equipe de Alta Performance :

  • Capacidade de resolver conflitos
  • Medidores de performance coletivas
  • Reuniões periódicas entre áreas que compartilham processos
  • Objetivos compartilhados
  • Resolução de conflitos
  • Comunicação
  • Gerenciar a experiência
  • Contrate os melhores para sua equipe (se necessário recontrate o seu colaborador atual “valorize os bons”)
  • Simplifique sua mensagem: – faça do complicado uma mensagem simples.

MylaidyMais uma vez deixo meus parabéns para toda equipe da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do estado do RJ, este evento ficou na memória com gostinho de quero mais!

Mylaidy Spíndola – Coordenadora do Grupo Mineiro de Hotelaria

Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.