Buscando inspiração e auto motivação em um típico sábado preguiçoso, escolhi rever INVICTUS.

Você deve estar pensando o que isso tem a ver com Hotelaria Hospitalar, certo?

O paradigma que todos nós hoteleiros, inseridos na realidade hospitalar, lutamos para quebrar é de que Hotelaria resume-se à prestação de serviços de apoio e alguns facilities.

Hotelaria Hospitalar de verdade envolve mudanças culturais, de comportamento, de atitude. Hotelaria de verdade traz consigo cordialidade, respeito, cuidado e atenção às necessidades das pessoas, sejam pacientes, acompanhantes, a Mariazinha que coleta os resíduos ou o seu colega de trabalho de outra área, que você nunca viu na vida (afinal, todos os setores são interdependentes e atendem uns aos outros enquanto clientes internos).

Sem esses pequenos detalhes, humanização, acolhimento e qualidade são um blá blá blá que nunca saem da teoria. Ou vocês não repararam que todos os hospitais certificados por algum órgão de acreditação, têm em suas instituições a área de Hotelaria muito bem desenvolvida?

MAS como produzir tais mudanças, frente à cultura contrária à cooperação, ao trabalho em equipe e união, enraizada à décadas?

Se existisse uma receita para essa resposta, com certeza estaria dividindo com todos vocês.
Quer saber? Se Nelson Mandela conseguiu dar grandes passos para mudar a cultura arraigada em um país durante quase meio século, o que nós não podemos fazer nos hospitais?

Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

2 respostas

  1. Prezada Profa.Ana Augusta, acredito que tais “atitudes” possam, com o passar do tempo, se tornar possiveis de tais “acreditações”. Devemos aguarda-las com sabedoria.
    Mesmo assim espero ingressar na área de hotelaria hospitalar de uma instutição de saúde de sp em breve!
    Gosto muito de seus depoimentos e de seus trabalhos.
    Parabens!
    Lisete

    1. Muito obrigada pela visita e comentário, Lisete!

      Desculpe pela demora em responder seu comentário, mas saiba que apreciei muito suas considerações.

      Espero poder contar com suas experiências também, caso tenha conseguido ingressar na área.

      Um abraço!

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.