Gerenciamento de Enxoval: Um Case de Muito Sucesso

hotelariah humanização e qualidade

GERENCIAMENTO DO ENXOVAL DO HOSPITAL UNIMED CAXIAS DO SUL

                            É possível minimizar custos investindo em novas tecnologias e agregando qualidade a prestação de serviços!
 

Jaqueline Vieira Dellagustinho¹

Com a implantação da Lavanderia própria do Hospital Unimed Caxias do Sul, em Abril de 2007, surgiu a necessidade de possuir um sistema que auxiliasse no processo de controle do enxoval. Buscou-se no mercado uma forma de administrar o controle destas peças de maneira ágil e efetiva, tendo em vista o elevado índice de evasão e alto custo de reposição das mesmas. O método escolhido partiu desde a identificação de cada peça de roupa com etiqueta de código de barras lavável e termo-resistente, até a implantação do serviço de camareiras no hospital.

Em alguns pontos de controle, a partir de Junho de 2009, dentro da área física da lavanderia, um software interpreta cada peça por meio de leitores de código de barras. Com este sistema existe a possibilidade de emissão em tempo real de relatórios gerenciais e dados de cada peça. Estes detalhamentos tornaram possível identificar os pontos e principais itens de evasão de enxoval, além das causas de manutenção da rouparia, agilizando as ações corretivas e prevenindo maiores perdas. Uma vez que o tempo de vida útil de cada peça (qualidade e durabilidade) pode ser analisado, há maior criticidade em novas aquisições.

Juntamente com o controle de peças do enxoval, a implantação do serviço de camareiras, ocorrida em Julho de 2009, contempla o Planejamento Estratégico do Hospital Unimed Caxias do Sul no que se refere as estratégias de ‘Exploração de diferenciais competitivos’ e ‘Otimização do Hospital Unimed’.

Taxa de Evasão de Enxoval

O Serviço de Camareiras tem como principal atividade o gerenciamento da liberação de leitos nas unidades de internação. A partir disto, efetua a montagem e check-list do apartamento (condições da estrutura, higiene e rouparia). O serviço complementa o gerenciamento do enxoval por efetuar a troca da roupa de cama de pacientes independentes (não disponibilizando rouparia no apartamento para familiares); controlar a rouparia das unidades de internação; realizar a troca diária de toalhas nos apartamentos; fornecer e recolher rouparia para acompanhantes e kits para café da manhã; fornecer kits de higiene.

O gerenciamento do enxoval comprovou que é possível minimizar custos, investindo em novas tecnologias e agregando qualidade a prestação de serviços.

 1.Enfermeira, graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Terapia Intensiva pela ULBRA. MBA em Gestão dos Serviços de Saúde. Coordenadora do Núcleo de Higienização, Lavanderia e Resíduos do Hospital Unimed Caxias do Sul/ Unimed Nordeste-RS. Responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da instituição.

Esse Case foi Apresentado:

  1. Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios na Mesa: Experiência de Sucessos, Insucessos e “Como eu faço”; São Paulo, dia 04 de maio de 2011;
  2. Apresentação para o Comitê de Hotelaria do SindiHospa, com a presença das lideranças de hotelaria hospitalar dos principais hospitais de Porto Alegre; SindiHospa POA, 15 de Junho 2011.
  3. Apresentação para Prestadores de Serviços Unimed Nordeste-RS, com a presença de lideranças do segmento de Governança dos hospitais da Região Nordeste do RS; Auditório do Hospital Unimed Caxias do Sul, 16 de Setembro de 2011;
  4. 10º Encontro de Higienização e Lavanderia Hospitalar da Região Sul. Auditório Hospital das Clínicas de POA, 27 de Outubro de 2011.
Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.