Uma área da Hotelaria Hospitalar que representa um grande desafio para muitos gestores, é o gerenciamento de enxoval.
É exatamente nessas horas que conseguimos reconhecer o quanto nosso trabalho é importante: se há falta de campos cirúrgicos, uniformes privativos, lençóis, toalhas ou qualquer peça que seja, o centro cirúrgico pára, as internações são interrompidas, a assistência ao paciente não pode ser prestada.
Sem enxoval não existem meios do hospital funcionar.
Sabemos que mesmo que haja um controle rigoroso de todo o processo (desde o recebimento das peças limpas, conferência, distribuição até o envio novamente para a lavanderia), a sensação de “onde foi parar meu enxoval“ pode ser constante e uma dura realidade que assombra até os profissionais mais qualificados.
Tão frequente quanto esse pensamento, é a associação do “sumiço” das peças à evasão de enxoval*.
Mas nem tudo é culpa do “fantasma da evasão”.
Caso você seja assombrado por ele, é hora de parar de se desesperar e analisar criticamente os pontos que podem incidir na tão temida falta de enxoval.
Pensando nisso, estamos iniciando uma série para tratarmos dos variados assuntos que cercam o tema, desde os mais operacionais até os mais estratégicos.
Como existe pouca literatura disponível à respeito, estarei transmitindo experiências práticas e mostrando resultados que funcionaram, como essa aqui por exemplo.
Esperamos que as dicas e orientações descritas aqui, ajudem à todos que passam por esse desafio.
Aproveitem para deixar suas expectativas, dúvidas e sugestões em comentários.
Idealizadora, criadora e principal colunista do site HotelariaHospitalar.Com.
Especialista em reestruturação da área de hotelaria nos hospitais com foco em certificação de qualidade e humanização, sendo palestrante em eventos nacionais e internacionais.
Sócia fundadora da empresa Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos, possui MBA em Gestão em Saúde, Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar e Graduação em Hotelaria.
Autora do trabalho “Análise das Contribuições do Modelo Planetree para a Prática de Hotelaria Hospitalar”, a ser disponibilizado em breve.
Clique aqui e confira as publicações de Ana Augusta para Hotelaria Hospitalar.com.