Hotelaria Hospitalar X Hotelaria Convencional

Nessa série de vídeos e publicações, você vai entender quais são as principais diferenças entre Hotelaria Hospitalar e Hotelaria Convencional.

Considerando que nos hospitais, a hospedagem não é a atividade fim, e sim a área clínica, é muito comum a tendência de terceirização dos serviços que compõem as áreas de apoio, tais como:

  • Higienização;
  • Lavanderia;
  • Jardinagem;
  • Controle de pragas;
  • Manutenção;
  • Segurança e controle de acesso;
  • Nutrição;
  • E a lista continua…

Essa diferença caracteriza uma importante competência que os gestores de hotelaria hospitalar devem ter, ou desenvolver: habilidade de gerir contratos.

Nesse contexto portanto, é necessário que o gestor tenha uma participação ativa junto ao jurídico da instituição, seja no acompanhamento e até auxílio da elaboração dos Termos de Referência ou Editais, incluindo de forma detalhada os critérios e qualificações mínimas que os candidatos à um processo de licitação ou bid devem atingir.

Não só antes da contratação, mas tendo acesso ao contrato, sugerindo melhorias, analisando de forma crítica e participando da negociação das cláusulas e acordos.

Mas, ainda mais importante do que o cuidado nos detalhes antes de contratar, é o follow up do fornecedor depois que ele está contratado: como sempre enfatizamos, terceirizar um serviço não significa entregar tudo nas mãos do prestador, ou simplesmente lavar as mãos de um problema. A responsabilidade pelo acompanhamento da entrega e cobrança do que foi pactuado nos contratos é sim de quem contratou.

E sinceramente, ao longo da minha trajetória na área de saúde, pude comprovar pelas minhas experiências que a participação ativa do gestor nos processos, resultados, avaliando a qualidade dos serviços entregues (com ferramentas formalizadas de avaliação), trazendo ao terceiro e sua equipe o senso de pertencimento à instituição, fazem toda diferença no desempenho do prestador contratado. Dentro dessa realidade de contratante e contratado, todos estão trabalhando dentro de um “mesmo barco”, para um objetivo em comum.

Gostou desse texto?
Aguarde os próximos da série (já ative as notificações da Playlist no YouTube)

Discutiremos mais sobre esse tema em breve, mantenham-se conectados!

Gostou do vídeo e quer saber mais?

Conheça em detalhes os nossos Cursos aqui!

Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.