5º Evento Hotelaria Hospitalar, Humanização e Qualidade

evento5_16
Médicos, Administradores, Gestores e Professores Doutores prestigiando o evento.

A série de 5 eventos abordando Humanização e Qualidade dentro do contexto de Hotelaria Hospitalar foi finalizada com chave de ouro no dia 10 de Setembro contando com 2 palestras incríveis.

profa_Solange
Profª Solange Aliandro, Gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do IAMSPE

Recebemos inicialmente a Professora Solange Aliandro, que falou sobre como implantar a Cultura de Qualidade Passo a Passo, mostrando que o impacto de trabalhar com metodologias de melhoria contínua nas instituições de saúde superam o status de ter um selo ou certificado de acreditação, mas provocam resultados significativos principalmente com relação à segurança na assistência.

Segundo dados apresentados pela professora, estudos apontam que pelo menos 1 em cada 10 pacientes atendidos em um hospital no Brasil, sofre com um evento adverso, tal como: queda; administração incorreta de medicamentos; falhas na identificação do paciente; erro em procedimento cirúrgico; infecções ou mau uso dos equipamentos médicos. Complementando essa pesquisa, dados do SUS mostram que no total de 11.117.634 internações ocorridas no país no ano de 2011, foram evidenciados eventos adversos em 7,6% (ou seja, em 844.940 internações), sendo que 66,7% desses poderiam ser evitados. Dentre os que poderiam ser evitados, 40% resultaram em óbito.

Foi muito interessante identificar, por meio da palestra, como a qualidade e humanização têm afinidade de princípios! Pontos que são listados na Carta de Direitos dos Usuários de Saúde, a partir da Política Nacional de Humanização, como chamar o paciente pelo nome, envolver o paciente nas tomadas de decisões, ter maior acesso aos familiares durante o período de internação, são fatores de ligação direta com o programa de qualidade e segurança, proporcionando até menor tempo de permanência dos pacientes e menor índice de reinternação.

Além da conscientização sobre a importância da implantação, desde 2011 está em vigência a RDC 63, que exige a garantia de qualidade nas instituições de saúde. A Portaria nº 529 de 1º de Abril de 2013, também obriga o monitoramento e prevenção de danos na assistência à saúde.

evento5_14
Dr. Marcelo Sampaio, Diretor Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Dando continuidade ao evento, o Dr. Marcelo Sampaio, Cardiologista e Diretor Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz detalhou o case revelando estratégias de sucesso do Hospital sem esconder as dificuldade, alertando os participantes sobre  ações que ele não recomenda que sejam realizadas com base em sua experiência.

Os conflitos gerados para implantação do prontuário eletrônico, conquista de selos de acreditação e a implantação de diversos projetos ao mesmo tempo, por exemplo, foram pontos críticos citados: “Tantos projetos iniciados ao mesmo tempo e em setores diferentes geraram uma modificação não controlada e/ou desejada no cenário do hospital” completa.

Para contextualizar sua palestra, Dr. Sampaio nos presenteou com uma aula sobre o panorama do mercado atual da saúde, como essas mudanças afetam a realidade dentro das instituições tanto para os profissionais quanto pacientes e explicou como criar soluções dentro desse contexto.

Entre as soluções propostas, a “produção da saúde” visa resgatar um pouco da melhor qualidade assistencial que existia no passado. Como tendência atual, a produção da saúde é composta por: prevenção de doenças, gerenciamento de riscos e doenças crônicas e novas formas de remuneração em relação ao médico.

evento21Frente à esse cenário, o Dr. Marcelo discorreu sobre as soluções implantadas no Hospital Alemão Oswaldo Cruz em uma abordagem que abrangeu novas estratégias para aumentar engajamento, integração e satisfação do corpo clínico, criando Fóruns de Debates Médicos.

O “Projeto Premium” também foi parte importante na estratégia, aliando sofisticação à qualidade. Como pilares desse projeto, estão:

  • Nova assistência, com enfermagem participativa;
  • Tecnologia, promovendo interação e acessibilidade tanto dos pacientes com a equipe assistencial quanto com relação à informações, autonomia dos pacientes para controles de equipamentos do apartamento, além de monitoramento e rastreabilidade;
  • Hotelaria, com enxoval (desde de roupas de cama e banho, até louças), mobiliário, decoração, amenities e atendimento diferenciados, com abertura de cama e serviços de concierge.
  • Médicos Exclusivos desse projeto.

Todos atrelados em um conceito único e exclusivo.

Dr. Marcelo alerta que sofisticação e comodidade são importantes, mas uma instituição de saúde não pode viver em função disso. Ele conclui que o “quarteto fantástico” que forma a medicina integrativa (corpo clínico, hospital, administração e fontes pagadoras) tem que estar em constante harmonia.

Agradecemos imensamente a oportunidade de aprendizagem e troca de experiências proporcionada nessa manhã por profissionais referência na área de saúde.

Agradecemos também à toda Equipe de Hotelaria Hospitalar e TI do Hospital Moriah, pela união com a Hotelaria Hospitalar Comunicação e Treinamentos em busca de um objetivo comum: difundir as melhores práticas em saúde agregando hotelaria hospitalar, humanização e qualidade à assistência.

hotelariah humanização e qualidade

print_principalAcompanhem vídeos em nosso Canal no Youtube

Curta: Página Hotelaria Hospitalar no Facebook

Adicione: Página “Pessoal” Hotelaria Hospitalar

HotelariaHospitalar.com, o site mais acolhedor da área da saúde 😉

Tags
Gostou Da Publicação? Compartilhe.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

2 respostas

  1. Só eu sei como eu gostaria de participar dessas palestras. É uma pena que moro em outra região, adoro vê os vídeos e as publicações. Todos estão de parabéns.

Deixe um comentário

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.